Conhecendo melhor os discos diamantados

Os discos diamantados são os mais procurados pelos marmoristas, pois normalmente proporcionam melhor rendimento e maior durabilidade nas operações de corte e desbaste de pedras e outros materiais. Também é considerado o fato de poder utilizá-los tanto a úmido quanto a seco, porém nos trabalhos refrigerados os discos diamantados apresentam melhor desempenho. Pensando nessas questões, hoje trouxemos um post mais técnico que explicará o funcionamento desses discos, para que você possa conhecer um pouco mais sobre a peça que está utilizando, afinal o disco ideal depende do tipo de material que será cortado.

Como funcionam os diamantes que estão inseridos nos discos diamantados? 

Simples, conforme mostra a figura, os diamantes (triângulos azuis) estão inseridos na liga (faixas cinza – que mantêm eles seguros e na posição correta para corte) e a medida que cortes no granito vão ocorrendo, estes diamantes e as ligas que o seguram,  vão sofrendo desgaste. Com o desgaste da liga novos diamantes vão surgindo e logo os diamantes “gastos” vão saindo, deixando espaço para os novos executarem o corte.

Quando na linguagem popular se fala que um disco diamantado é mais “durável” nada mais significa que a liga de cobalto que ele possui é mais dura e solta os diamantes com menos freqüência. Porém, o marmorista precisa avaliar para cada material o disco mais adequado. Muitas vezes um disco que “dura muito” quebra cantos da chapa de granito ao fazer o recorte e o prejuízo com correção do problema é maior do que se o disco diamantado fosse de uma liga mais macia e durasse menos.

Lembre-se:

Quanto mais dura à liga, mais macio deverá ser a chapa de granito a ser recortada.
Quanto mais macia à liga, mais duro pode ser a chapa de granito a ser recortada.

Esperamos que tenha gostado do post. Em nossa loja virtual você encontra os mais diferenciados modelos de discos para corte, não deixe de visitar, clique aqui que você será automaticamente direcionado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s