Rejuntamento de pisos

limpeza_rejunte-rejuntamento


Escolha do rejunte

A escolha deve estar de acordo com o local a ser aplicado: Para ambientes que entram em contato direto com a água, o rejunte deve ser impermeável (para impedir que o líquido infiltre por baixo da cerâmica) e antifúngico (para evitar a formação de bolor); Para ambientes úmidos recomenda-se produtos à base de resina epóxi.

Em fachadas e áreas que ficam expostas ao tempo, o rejunte tem que ser também flexível (para suportar as dilatações causadas pelas mudanças bruscas de temperatura).

Ao utilizar rejunte colorido, deve-se observar se ele contém aditivos que fixem a cor, prolongando assim a durabilidade em até dez vezes e mantendo o tom original, mesmo quando expostos ao tempo.


Tipos de rejunte

Pisos e azulejos, em geral, pedem rejunte convencional,  encontrado no mercado em várias cores. Já o porcelanato deve ser rejuntado com produtos feitos de resinas poliméricas, também disponíveis em diversas cores. Para igualar a textura das juntas com a do porcelanato, é possível utilizar rejunte de epóxi textural. As pastilhas de vidro, por sua vez, exigem produtos com a dupla função de assentar e rejuntar as peças simultaneamente. Além disso, é preciso lembrar que existem opções específicas para juntas finas (até 6mm) e largas (acima de 6mm), estas mais resistentes a rachaduras.


Aplicação do rejunte

– A massa de assentamento deve estar completamente seca, o que ocorre após 48 a 72 horas, dependendo da marca do produto.

– No preparo do rejunte, a quantidade de água é fundamental: as instruções da embalagem devem ser seguidas rigorosamente, pois disto depende a qualidade final do trabalho.

– Proceder à limpeza das juntas para remoção dos resíduos capazes de prejudicar a aderência do rejunte a rocha;

– O ponto ideal da massa é homogênea e levemente densa (se a pasta ficar líquida, perde a resistência). As juntas devem ser umedecidas antes da aplicação, melhorando a aderência e evitando que o rejunte perca a água necessária para a  perfeita secagem.

– Para evitar manchas, os fabricantes aconselham a proteger as peças com fitas adesivas em caso de cerâmicas e demais pisos rústicos, com aplicações de ouro ou prata ou com cor diferente do tom do rejunte. Revestimentos porosos podem receber aplicação de óleo diesel ou cera incolor sobre as peças, evitando-se que o rejunte penetre nos poros e cause manchas.

– Espátulas de plástico ou de borracha são os instrumentos corretos para preencher por completo as juntas.

– Antes da secagem, o excesso de rejunte pode ser removido facilmente. Os resíduos que ficaram sobre o revestimento devem ser limpos com uma esponja ou pano levemente umedecido.

– Após a secagem, os resíduos de rejunte epóxi ou acrílico, que ficaram sobre o piso, apresentarão resistência à remoção. Nesses casos, será necessário aplicar o Removedor de Epóxi da Pisoclean.


Troca e limpeza de rejunte

Para corrigir falhas, aconselha-se aplicar nova camada de rejunte, da mesma cor do original. A opção pela troca somente deve ser considerada se o aplicador tiver paciência, cuidado e capricho, pois qualquer descuido pode arranhar o piso.

Para retirar o rejunte antigo deve-se utilizar ferramenta apropriada, ou seja, um raspador, de preferência composto por duas lâminas.

Após a remoção do rejunte antigo, realize a limpeza do local e aplique o novo com uma desempenadeira emborrachada. Após 15 ou 20 minutos finalize o acabamento utilizando uma esponja úmida.

A limpeza de manchas de bolor, gordura e sujeiras acumuladas em rejuntes, deve ser realizada com escova ou esponja, utilizando produtos de limpeza  exclusivos para tal finalidade, como por exemplo,  Spaak Clean da Bellinzoni ou Rejunte Renew LP da Pisoclean. Em hipótese alguma utilize produtos que contenham ácidos corrosivos, pois podem danificar o revestimento.

Referência: Revista Arquitetura & Construção 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s