Como fazer piso de cimento queimado

cimento-queimado-05

O piso de cimento queimado é uma das opções mais procuradas por consumidores que buscam uma alternativa bonita, barata e elegante.  Sua produção requer alguns cuidados. A maioria dos pedreiros diz que sabe fazer esse procedimento corretamente, mas nem sempre sai como o esperado. É necessário conhecimento prévio e mão-de-obra especializada para iniciar este trabalho. Produzir piso de cimento queimado pode ser uma ótima opção para todos aqueles que estão em busca de uma nova alternativa para ganhar dinheiro, por isso vamos explicar passo a passo os procedimentos básicos de produção.

O que é e como aplicar?

O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Caso a base esteja muito lisa, sugere-se que seja feito um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica.

Se pararmos o processo por aí, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado.

Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida; então, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso. Após a secagem está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado.

1

1ª Etapa – Preparação do piso

1 –  Misture a seco o cimento e a areia e adicione água aos poucos na mistura até formar uma argamassa úmida (tipo farofa). Para saber a consistência ideal, pegue uma amostra dessa argamassa na mão e aperte. Ela não deverá esfarelar ou soltar água.

2 –  Antes de aplicar a massa sobre o contra piso, coloque as juntas de dilatação de madeira ou de plástico, formando quadrados com lados de 1,5 m de extensão. As juntas servem para minimizar a ocorrência de trincas e fissuras no piso.

3 –  Espalhe a massa sobre essa área com uma colher de pedreiro e nivele-a com uma régua de alumínio.

4 –  Alise a superfície do revestimento com uma desempenadeira de madeira.

Observações: procure deixar o piso bem nivelado e compactado para evitar possíveis imperfeições.

2ª Etapa: Queima do piso

1 –  prepare uma mistura seca utilizando 1,5 kg de Pó Xadrez na cor desejada para cada lata de 18 litros de cimento. 

2 – misture tudo até a cor ficar bem uniforme.

3 – peneire a mistura em pó, pressionando com as mãos, até desfazer os grumos.

4 – polvilhe a mistura peneirada sobre o piso ainda úmido, até formar uma fina camada bem uniforme. Espere alguns minutos para a umidade do piso absorver a mistura. Observe que a cor escurecerá um pouco enquanto o piso estiver úmido.

5 – alise suavemente a superfície com uma desempenadeira de aço. Utilize movimentos sempre no mesmo sentido para evitar possíveis bolhas de ar e manchas. Espere, no mínimo, 48 horas pela secagem completa do piso com cimento queimado.

6 – passe uma lixa fina levemente sobre o piso para retirar as marcas da desempenadeira e igualar a superfície.

Rendimento: 1 saco de cimento (50 kg) rende aproximadamente 30 m2 e uma espessura de 1 a 1,5 mm.

 

Manutenção de pisos cimentícios

linha_cimento
Em nossa loja virtual você encontra os melhores produtos para limpeza, manutenção e proteção de pisos cimentícios. Indique aos seus clientes detergentes, ceras e impermeabilizantes exclusivos: Linha Prime Cimento Colt da Bellinzoni.

 
Fontes: http://migre.me/diTtu;    http://migre.me/diTum

Um comentário sobre “Como fazer piso de cimento queimado

  1. Estava em dúvida sobre o piso da minha casa e decidi fazer o piso queimado depois que li o artigo acima, obrigado gostei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s