Dicas para montar uma construtora

Se você não vê a hora de abrir seu próprio negócio, se prepare: há muitos desafios e responsabilidades pela frente. O mercado de construção civil é bem promissor, mas requer altos investimentos em equipamentos, técnicos, mão de obra especializada, etc. Pensando nisso, trouxemos para vocês um texto da Casa da Consultoria, com dicas e informações sobre como abrir uma construtora.

Building a Wall

Abrir uma construtora pode ser o sonho para muitos que trabalham com administração ou engenharia. Para iniciar, você deve primeiramente fazer um levantamento prévio de informações relativas à micro região onde você deseja iniciar sua construtora, pois estas informações servirão de base para iniciar o planejamento (o famoso Plano de Negócios da empresa).

Caso tenha conhecimento do mercado, melhor. Aventurar-se em um ramo tão específico sem repertório no assunto torna o negócio mais difícil. Para uma construtora, para ter sucesso é fundamental ter bons profissionais, como engenheiro e mão de obra para construção, além de fazer o direcionamento do mercado que pretende atingir. Deve também realizar uma boa administração e racionalizar os custos.

Obter um retorno rápido do capital investido em uma obra vai depender da localização e do tipo de produto que irá oferecer. Por isso, nessa atividade o estudo é fundamental, pois o empreendedor deve estudar a localização de onde pretende construir e planejar o tipo de imóvel mais apropriado aos moradores ou compradores daquela região.  Ou seja, não adiantaria construir uma mansão em meio à periferia, pois dificilmente conseguiria realizar uma boa venda. No site Novo Negócio você encontra mais informações sobre como montar uma construtora.

Captação de recursos para a construtora

O novo empreendedor deve estar ciente de que abrir uma construtora é um negócio que demanda alto investimento inicial. Para que a empresa não corra riscos de parar uma construção antes de seu término, é preciso fazer um estudo minucioso de quanto irá gastar. Vale lembrar que nesse segmento (assim como na maioria) existem imprevistos, já que diversos problemas podem acontecer quando iniciamos uma construção.

Um imóvel pode ser colocado à venda antes que a construção termine, mas é necessário lembrar que seu preço será inferior, já que o comprador correrá o risco de não ter a documentação ao final da obra, então a construtora deve ter esta consciência. Já para quem pretende alugar depois da construção, basta se informar o valor de mercado nas imobiliárias da região e dividí-lo pelo gasto total da construção do imóvel.

Mão de obra para iniciar uma construtora

As dificuldades mais comuns encontradas nessa área são mão de obra qualificada e burocracia. A primeira diz respeito à falta de bons profissionais para realizar o trabalho em uma construtora. Lembre-se de que garantia e qualidade na obra são motivos de confiança para conquistar mais clientes. Inclusive, não apenas na venda, mas você pode ser responsabilizado criminalmente, caso venha a ter um acidente grave na casa.

Você também deve estar preparado para lidar com a burocracia. Para legalização da obra e obtenção de documentos, terá de procurar diversos órgãos públicos. Por isso, é necessário que o interessado tenha conhecimentos na área da engenharia, pois terá de se adequar às diversas legislações pertinentes ao negócio de abrir uma construtora.

Lembre-se que terá de contratar um bom mestre de obras e coordenar muito bem a equipe. Esse ramo de construção requer o acompanhamento do investidor. Também terá que disponibilizar tempo de algum assistente para ir à Prefeitura diversas vezes até que toda a documentação esteja legalizada.

Mas se você gosta deste setor e tem o sonho de abrir uma construtora, não deixe de seguir essas dicas para ganhar muito dinheiro com seu próprio negócio.  Adquira maquinários inovadores e saia na frente!  Na Policenter você encontra desde ferramentas elétricas tradicionais até máquinas de bancada portatéis importadas da Itália. Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s