Cuidados na Instalação de Pedras

instalacao-piso

A colocação de pedras deve ser feita apenas por profissionais qualificados. Por isso, caso o fornecedor não execute a instalação, contrate um bom profissional!

A Máquina – O profissional contratado deve possuir as ferramentas básicas para a correta instalação. Entre elas: serra para cortar pedras, conhecida por “maquita”; martelo de borracha, apropriado para o assentamento; régua de alumínio, usada para nivelar o piso; espátula, para fazer o rejunte e furadeira do tipo serra copo, apropriada para recortar o piso nos locais indicados para os ralos.

Impermeabilização do verso da pedra– Para revestir pisos de cozinhas, banheiros e lavabos é muito importante certificar-se de que o contra-piso está impermeabilizado.

Uniformidade – Antes de assentar as placas, faça uma pré-montagem espalhando as peças pelo chão, a fim de escolher o posicionamento mais adequado de cada uma. Deve-se seguir o sentido dos veios. Assim, as peças que destoam do conjunto devem ser colocadas em locais de difícil visualização – atrás da porta ou em recortes, por exemplo.

*Atenção: Os mármores e os granitos são provenientes da natureza, por isso, estão sujeitos a variações de cores, veios e manchas. Uma peça nunca será igual à outra.

Cimento e Areia ou Cimento Cola – Ao contrário do cimento-cola, produto industrializado e comprado pronto, a massa de cimento e areia é feita na obra. Antes de fazer a mistura, é importante peneirar a areia para evitar que fragmentos de ferro oxidem as pedras. O cálculo aproximado de massa por m² é de 12 Kg.

* Detalhe: assentamentos feitos com cimento cola exigem pisos nivelados.

Cimento e Areia ou Cimento Cola Branco – Para o assentamento de mármores ou granitos claros, é indispensável o uso de cimento cola branco. Sua utilização evita alterações na cor do material colocado e dá um visual mais bonito.

Proteção – Recomenda-se proteger o piso com lona plástica, plástico bolha ou nata feita de gesso e estopa. Este procedimento é fundamental.Preste atenção! – Os fornecedores de mármores e granitos não aceitam reclamações depois do produto instalado. Por isso, verifique e analise a mercadoria antes da colocação. Peças molhadas mudam a tonalidade, dificultando a seleção do material. Por isso, não é aconselhável molhá-las antes da instalação.

E não se desespere, o produto depois de instalado muda de cor até a sua completa secagem, por volta de 40 dias (dependendo do material).

Um mesmo lote de placas de granito ou mármore não deve variar demais a espessura. Caso contrário, você terá problema na hora do assentamento. Geralmente variam de mais ou menos 3 mm da espessura nominal indicada.

Quando efetuar a sua compra, compre sempre 10% a mais da quantidade necessária. E se o assentamento for na diagonal, acrescente cerca de 20%. Não deixe de comprar tudo de uma só vez, pois você poderá correr o risco de não encontrar mais o material do mesmo lote, ou seja, tons e aspectos semelhantes.

Não deixe de comprar a soleira para arrematar as portas e os rodapés conforme as medidas das placas. Não é aconselhável a utilização de sobras de piso para a execução do rodapé, por causa da falta de acabamento nas pedras.

Secagem – Depois do piso assentado, deixe o ambiente livre de trânsito por pelo menos um dia para que a massa seque bem.

Rejunte – É indicado o cimento branco ou cimento pigmentado com pó xadrez, na cor aproximada da pedra.

Limpeza e Proteção – Para finalizar, realize a limpeza com um detergente apropriado e, em seguida, aplique um bom impermeabilizante para proteger o material contra manchas. Antes de impermeabilizar, verifique se a pedra está completamente limpa e seca!

Nunca deixe pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos em cima do mármore ou granito, pois poderão manchar o piso.

 

Referência: Diamax

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s