Dicas para assentar granito

O primeiro passo é fazer uma pré-seleção das peças e uma pré-montagem do piso antes da colocação definitiva, evitando assim o assentamento de pedras com possíveis variações em locais de destaque. Os materiais veiados poderão ser colocados em harmonia com os veios, para se obter um melhor resultado.

Estabeleça o nível adequado de massa, pois os granitos e mármores apresentam variações de espessura.

Nunca se esqueça que as áreas úmidas frias (cozinha, banheiro, etc.), deverão receber impermeabilização no contra-piso. Indicamos a aplicação do impermeabilizante Sello no verso da pedra para evitar o surgimento de manchas de umidade e aumentar o poder de aderência das peças.

Peneire a areia a ser usada na mistura da massa, para evitar fragmentos que poderão causar oxidação no material.

assentamento-granito

Os granitos e mármores, principalmente os claros, estão sujeitos ao aparecimento de manchas amareladas e de umidade: portanto, deverão ser usados os procedimentos abaixo para minimizar estas ocorrências:

a) Caso a peça esteja molhada, deixar secar para assentá-la (no mínimo 48 horas). Nunca assentar o material úmido, pois dificultará a colocação das peças e a eliminação de umidades das mesmas; assim como, contra?piso úmido.

b) Assentar os mármores e os granitos brancos ou claros preferencialmente com argacola branca.

c) Utilizar pouca água na mistura com a argacola. A espessura deverá ser no mínimo de 1cm, pois a pedra está mais isolada de qualquer contaminação.

d) Nunca usar barro na massa de assentamento e evitar contaminações desta massa com resíduos de tijolo, pregos, madeiras e etc.

e) Nunca rejuntar o material antes de sete (07) dias após o assentamento, pois caso a pedra tenha absorvido água, esta irá evaporar mais rápido através das arestas das peças.

Certifique-se antes que a peça à ser assentada é realmente daquele vão ou área para evitar perda do material. Analise a variação de espessura (+ ou – 3mm, média de 2 cm), a diferença tira-se na massa.

Após a colocação, proteja o piso enquanto durar a obra (com plástico ou papelão). A limpeza pós-obra deve ser realizada com um bom detergente alcalino: Ultra Stripper da Bellinzoni. Trata-se de um excelente produto que limpa profundamente, sem danificar a pedra.

Em seguida, com o piso totalmente limpo e seco, aplique um impermeabilizante e aguarde o período de cura (48h) para liberar a área. Dessa forma, seu granito permanecerá bonito e sem manchas!

Em nosso site você encontra diversas opções. Indicamos o impermeabilizante Idea HP para pisos claros e Idea Dark para pedras escuras, pois além de proteger, ele ativará a cor do material.

Referência: http://www.guiadaobra.net/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s